sexta-feira, 8 de julho de 2011



Coronel Vivida



Coronel Vivida é um município brasileiro do sudoeste do estado do Paraná. Fica próxima a Pato Branco e Francisco Beltrão.
Seu primeiro nome foi Barrro Preto, um pacato vilarejo que deu lugar ao município de hoje, pertencia ao município de Mangueirinha do estado do Paraná e foi desmembrada a14 de dezembro de 1954. Sua economia baseia-se principalmente na agricultura e no comércio. Faz divisa com 6 municípios, são eles: Pato Branco, Honório Serpa,Mangueirinha, Chopinzinho, São João e Itapejara d'Oeste. Conta com um destacamento da polícia militar e do Corpo de Bombeiros.
·         1 História
·         2 Símbolos municipais
·         3 Turismo
·         4 Agricultura
·         5 Hidrografia
·         6 Clima
·         7 Comunicações
·         8 Localização

terça-feira, 5 de julho de 2011

passeio 04-06-11

Cratera de Vista Alegre
A cratera de Vista Alegre é uma cratera resultante de um impacto de asteróide com a Terra. Ela está localizada no distrito de Vista Alegre, município de Coronel Vivida, no estado do Paraná, Brasil.
Esta cratera possui cerca de 9,5 quilômetros de diâmetro, tendo sido formada sobre as rochas vulcânicas de basalto da Formação Serra Geral, na Bacia do Paraná. As temperaturas e pressões extremas geradas em decorrência da colisão levaram à fragmentação das rochasque ali se encontravam, ocasionando a formação de materiais únicos no que diz respeito a estes contextos de crateras de impacto. Entre estes, cita-se a formação de rochas como brechas de impacto polimíticas, além de feições peculiares a estes processos, tais como cones de estilhaçamento (shatter cones), feições planares de deformação e gotas de material fundido (vítreo).
A idade da colisão do corpo celeste com a Terra ainda não pôde ser determinada, porém estima-se com base em relações estratigráficasque tenha ocorrido há mais de 130 milhões de anos.