terça-feira, 4 de outubro de 2011

04-10-11

 - Informações Técnicas-

Dicas Técnicas sobre Escapamento Esportivo

Por Marcelo Peixoto 
Os atuais sistemas de escapamento que equipam originalmente as Harley-Davidson são desenvolvidos para proporcionar baixo ruído e redução na emissão de poluentes para poder atender as rigorosas normas internacionais, tendo instalado na parte interna das ponteiras um sistema de catalizador semelhante aos utilizados nos automóveis, o que deixa o motor um pouco preso e o desempenho limitado. Muitas pessoas optam por trocar somente as ponteiras por outras mais livres, que proporcionam som mais alto, mas para que isso não traga problemas ao motoralgumas outras partes devem ser adequadas a essa nova condição de funcionamento.
A regra é básica, deve haver um equilíbrio entre o ar que é aspirado pelo motore os gases expelidos pelo escapamento. se você altera a quantidade e velocidade de saída dos gases do motor, a entrada também deve ser aumentada na mesma proporção. Mas não é só isso, se o motor aspira mais are a quantidade de combustível permanece a mesma, o motor irá funcionar com mistura pobre, ou seja muito ar e pouco combustível. Para quem não sabe, a relação ideal de funcionamento de qualquer motor é de 14,7:1 ou seja 14,7 partes de ar para uma de combustível. Se somente o escapamento for substituido, essa relação de ar/combustível irá variar muito, podendo chegar a 16, 17e até 18 partes de ar para uma de combustível, fazendo com que vários problemas possam ocorrer, principalmente superaquecimento, amarelamento do cromado do escapamento e até aumento no consumo de combustível, pois a injeção irá detectar o aumento na temperatura do motor e irá injetar mais combustível para tentar resfriar. No caso de motocicletas com carburador o problema é ainda maior, pois não há essa correção da quantidade de combustível, permitindo com que problemas mais sérios possam ocorrer, podendo atéfundir o motor .
Para proporcionar sempre um bom funcionamento de sua Harley-Davidson, recomendamos sempre a instalação de um “kit” que é composto de ponteiras de escapamento, filtro de ar de maior vazão (que possui elemento filtrante lavável que dura até 5 vezes mais que um filtro convencional)kit de recalibração do carburador, o famoso Dynojet,e nas motocicletas com injeção eletrônica, várias opções que dependem muito do tipo de ponteira instalada. No caso de ponteiras “street legal” (uso legal para as ruas), que foram
desenvolvidas visando som um pouco mais alto que o original,disponibilizamos um programa de injeção diferenciado que somente pode ser instalado através do equipamento chamado Digital Technician que as nossas concessionáriaspossuem. Vale ressaltar que esse programa foi desenvolvido pela própria Harley Davidson, exclusivamente para nossas condições e nosso combustível.
No caso das ponteiras “screaming´eagle”, que foram desenvolvidas visando desempenho melhor, o programa de injeção também funciona, mas o ideal é que seja instalado um outro tipo de equipamento, chamado EFI race fueler, que permite uma regulagem mais precisa da quantidade de combustível necessária para um bom funcionamento.Um outro equipamento que também pode ser utilizado é o EFI race tuner, que é um equipamento de última geração, permitindo além da regulagem de combustível, o ajuste da curva de ignição, limite de giro entre outras facilidades. Esse equipamento éaltamente recomendado em casos de alterações maiores, como instalação de kit de aumento de cilindrada, comando de válvulas de alta performance entre outros.